Vereadores de VRB pedem socorro pelo Hospital São João Batista

por Câmara última modificação 11/03/2019 21h20

Municípios de São Geraldo e VRB são os únicos da região que colaboram em dia com a entidade.

Os vereadores de Visconde do Rio Branco Marinho José de Almeida Neto e Reginaldo Víctor Bastos participaram na terça-feira, dia 7 de março, da 4ª reunião ordinária da Câmara Municipal. O parlamentar marinho subiu ao púlpito da Tribuna Livre para falar sobre a crise financeira que o Hospital São João Batista vem enfrentando nos últimos tempos e mobilizar as autoridades para ajudar a entidade.

O Hospital São João Batista vem atravessando uma das maiores crises de sua história, em razão dos escassos recursos repassados pelos entes governamentais. A entidade funciona como um “Hospital Regional”, atendendo às urgências e emergências médicas também de Guiricema, São Geraldo, Coimbra, entre outras localidades. “Minha vinda a Guiricema não é defender nenhuma bandeira partidária. Como vereador eu me sinto na obrigação de percorrer pelas cidades e pedir apoio nessa mobilização em ajuda a este hospital centenário, com 120 anos de existência”, disse Marinho. “Se providências não forem adotadas com urgência, a falta no atendimento pelo Hospital poderá causar um caos no sistema de saúde de toda a região”.

Na reunião de 31 de outubro de 2018, a Câmara aprovou por unanimidade uma proposta encaminhada pelo prefeito Ari Lucas de Paula Santos autorizando uma contribuição de R$90.980,52, divididos em 12 parcelas de R$7.581,71 para colaborar na manutenção dos atendimentos do Hospital São João Batista. Porém, o parlamentar Marinho disse que o município de Guiricema não estava cumprindo o acordo. “Que eu tenha conhecimento, além de Visconde do Rio branco, somente o município de São Geraldo, do prefeito Marcílio Barros, está fazendo o repasse para o Hospital, mantendo seu compromisso em dia”, disse.

“A crise parece que não chegou para São Geraldo”, destacou o presidente José Teixeira Rodrigues Júnior. Parabenizou a iniciativa de Marinho, dizendo que é um aliado nesta batalha em favor da saúde e relembrou, com tristeza, o fechamento da Clínica de Visconde do Rio Branco. “É constrangedor a Prefeitura de Guiricema não cumprir com o compromisso de repassar os valores mensais ao Hospital São João Batista”, disse. “Compromisso este que foi assumido em Lei Municipal”.

O vereador Rafael Moura disse que a situação do município de Guiricema é constrangedora perante as autoridades, pois a Prefeitura enviou o Projeto de Lei para repassar verbas para o Hospital São João Batista e não cumpre com o compromisso. “Os repasses também não estão sendo realizados para APAE”, lembrou.

Mauro Florentino disse que o Hospital socorre toda a região, se colocando à disposição para abraçar a causa em prol da manutenção dos serviços da entidade. O parlamentar Célio Capobiango ressaltou que a crise que assola o país afeta também o município de Guiricema e se dispôs a ajudar. Assim como o vereador André Ferreira. “É lamentável ver o hospital desse jeito que está”, disse. “Acredito que todos aqui já usaram ele e temos que nos mobilizar para ajudar”.

João Batista ressaltou que todos devem se unir para o bem comum, que é a saúde pública. Para o vereador Josimar Alves de Oliveira é vergonhoso o município de Guiricema não repassar os 7.500,00 mensais para o Hospital. “Parabenizo a administração da cidade de São Geraldo em cumprir com os repasses e servir de exemplo para as demais cidades”.

Pagamento - Em contato por WhatsApp com o Secretário de Finanças, Antônio Márcio, o vereador Arilson Paulino da Silva recebeu a informação de que a Prefeitura de Guiricema teria feito o repasse das parcelas pendentes dos meses de janeiro e fevereiro, na sexta-feira, dia 1º de março. “Ele disse ainda que vai manter todas as parcelas referentes a este ano em dia”, disse. “Disse que no ano passado a situação estava muito difícil”.

O vereador Leandro disse que o valor mensal de R$7.500,00 é muito pequeno diante da necessidade e da urgência no atendimento da saúde da população, o qual não pode esperar. “Os repasses que a Prefeitura de Guiricema deixou de fazer no ano de 2018 certamente faz muita falta”, destacou. “Com certeza os cerca de R$22 mil que não foram repassados no ano passado estão fazendo muita falta”.

O vereador riobranquense Reginaldo Bastos perguntou onde estaria o erro que deixa a saúde sem recursos. “Onde estão as verbas que destinam à população?”, disse. “O Brasil, sendo um país com tanta riqueza, não trata da saúde pública com a atenção devida”.

Convite - Em busca de solucionar o problema do Hospital, o vereador Marinho convidou os parlamentares guiricemenses para acompanhá-lo a uma reunião com o deputados estaduais em Belo Horizonte, para socorrer o hospital. Os parlamentares se colocaram a disposição de estarem presentes no encontro e solucionar o problema da entidade que atende moradores de toda região.