Realizada a primeira reunião itinerante da Câmara de Guiricema

por Câmara última modificação 13/06/2019 11h09

Vereadores e populares debateram sobre a qualidade da água de Vilas Boas e Dom Silvério

“Não há registros semelhantes nos arquivos da Câmara”, iniciou o presidente José Teixeira Rodrigues Júnior, sobre a realização de uma reunião ordinária fora da Casa Legislativa. “Esta é uma iniciativa que já era uma vontade nossa, para nos aproximar das comunidades, e a situação atual nos levou a mudar o local dessa reunião e debater com a comunidade sobre o problema da qualidade da água local”.

Iniciada a reunião foi realizada a leitura do Decreto Legislativo nº 06/2019, que alterou o local da Décima Reunião Ordinária; feita leitura de ofício convidando o Prefeito, Secretários Municipais e autoridades a participarem da reunião e ainda alguns esclarecimentos sobre informações distorcidas e veiculadas no programa de rádio Porteira Aberta.

Antes de iniciar o tema central da reunião foram apresentadas Indicações pelos vereadores: José Teixeira Rodrigues Júnior, que solicitou ao Executivo a instalação de rede de esgoto na Rua Constância Moura; Rafael Moura, cobrou asfaltamento da Rua Francisco Teixeira de Siqueira e da estrada municipal entre Vilas Boas e Dom Silvério; E Leandro Rodrigues, que pediu a regularização do atendimento médico nas comunidades de Dom Silvério e Vilas Boas.

Na sequência foi colocado em pauta o Projeto de Lei nº 11/2019, que dispõe sobre a denominação de logradouro público localizado no Bairro Ilha Bela, em Guiricema, denominado “Onofre Teixeira Filho”. Debatido e colocado em votação, foi aprovado por unanimidade.

O Projeto de Lei nº 08/2019, que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi retirado de pauta por falta de encaminhamento de complementação fiscal, por parte do Executivo.

Água é tema central – A abordagem do tema central da reunião foi iniciada pelo funcionário responsável pelos equipamentos de bombeamento, Eduardo Sérgio Ribeiro. Ele prestou esclarecimentos aos vereadores e à população, informando sobre a quantidade de poços artesianos, ativos e inativos que existem na região, distância dos poços em relação ao córrego e às redes de esgoto, limpeza dos reservatórios ou depósitos, implantação de dosador de cloro nos reservatórios para tratamento da água, instalação de bomba reserva, profundidade dos poços, condições das bombas, capacidade e material dos depósitos.

O presidente da AMAVIB, Luis dos Santos, utilizou-se da Tribuna e mais uma vez apresentou os filtros utilizados em sua residência, informando a existência de coliformes fecais na água consumida pela comunidade, requerendo o tratamento da água local.

O técnico ambiental, Wagner Corrêa Lisboa, que presta assessoria ao Município, esclareceu sobre os procedimentos adequados na coleta para a análise da água e especificamente sobre a análise realizada na comunidade e seus resultados, respondendo os questionamentos dos vereadores e da população.

Debatido também por outras autoridades e populares, ao final foram apresentadas propostas feitas pela população e pelos vereadores: aquisição de bomba caneta reserva e filtros para os reservatórios de água; viabilidade técnica da instalação de dosador de cloro nas caixas d’água; realização de análises dá água semestralmente com apresentação (do resultado da análise) à Câmara; limpeza das caixas d’água a cada três meses. Fora do tema, mas uma necessidade levantada por um morador, cobrou ainda a aplicação do “fumacê” na comunidade.

A reunião se estendeu ainda com o Pequeno Expediente, convidando a população para participação em eventos na cidade. “Fiquei muito satisfeito com a participação e entusiasmo da população local nessa nossa primeira reunião ‘itinerante’”, disse o presidente Juninho Teixeira. “Já estávamos estudando uma maneira de nos aproximar ainda mais dos guiricemenses com reuniões nessa modalidade e o resultado de hoje nos motiva a acelerar os processos e formalizar reuniões mensais em cada um de nossos distritos e comunidades”.