Reajuste para Agentes de Saúde e Endemias é novamente aprovado pela Câmara

por Câmara última modificação 25/04/2019 11h38

Parlamentares exigiram do Prefeito a retroação integral dos salários e projeto foi alterado

Após a Prefeitura negar o pagamento retroagido desde janeiro, com reajuste, aos agentes de saúde e endemias, o episódio foi atenuado com o envio de um novo Projeto de Lei, corrigindo as falhas da primeira versão. Debatida pelos parlamentares, a proposta foi mais uma vez aprovada por unanimidade.

O texto estabelece um reajuste de 15,42% do piso salarial dos agentes de saúde, e dessa vez, retroagindo os benefícios desde o primeiro mês do ano. A medida determina ainda que a jornada de trabalho da categoria terá mais flexibilidade para o desenvolvimento das atividades segundo as necessidades da região e do momento.

O valor atual dos ganhos dos profissionais são de R$ 1.083,00 e estava congelado desde 2014. A partir de agora o salário será de 1250,00.

Para o vereador Leandro esse é apenas um primeiro passo no ajuste salarial da categoria, pois o ideal seria a aplicação da lei federal aplicando os reajustes de R$1.250 no ano de 2019, e R$1.400 em 2020, e 1500 em 2021. “Os agentes comunitários de saúde são brasileiros que habitam a intimidade do povo se doando com o trabalho árduo, difícil, sacrificante, sob sol e chuva em gestos de solidariedade que não cessam”, destacou.