Projeto de bolsa de estudos tramita na câmara de Guiricema

por rafael — última modificação 24/04/2017 14h49

 

Medida visa atender estudantes sem condições de pagar uma graduação

 

Foi encaminhado para Câmara Municipal de Guiricema o Projeto de Lei n.º 09/2017, que “Dispõe sobre a concessão de bolsas de estudos” aos acadêmicos de Guiricema, carentes, regularmente matriculados e com frequência efetiva nos cursos de educação superior.

 

O projeto que tramita no Legislativo, muito elogiado pelos parlamentares, será votado na próxima reunião ordinária, na quarta-feira, dia 26 de abril. “Apesar de já existir uma Lei que contempla nossos estudantes com bolsas e o estágio de contrapartida, é com muita satisfação que recebemos este novo projeto de Lei encaminhado ao Legislativo”, disse o presidente Juninho Teixeira. “Vamos analisar da melhor forma para garantir mais benefícios aos estudantes e mobilizá-los a participar desse debate”.

 

Na proposta em tramitação o aluno passará por uma seleção para estagiar na Prefeitura. O candidato fará sua inscrição na Secretaria de Educação no período divulgado de cada ano, e além de apresentar documentação específica, passará por três etapas seletivas: Avaliação de Histórico Escolar de Ensino Médio (com pontuação distinta de acordo com a nota do rendimento escolar); Provas de conhecimentos gerais e redação; e classificação no vestibular compõem a primeira etapa, podendo o candidato somar até 60 pontos. Já a segunda etapa será uma entrevista, com valor de até 25 pontos) e prova prática com noções de informática (15 pontos). Já na ultima etapa será realizado um “parecer social” do candidato, que será observado o grau de carência mediante laudo emitido pela assistente social. “Nessa etapa o candidato poderá ser eliminado, ocorrendo, automaticamente, a sua desclassificação no processo de seleção”, esclarece o Projeto.

 

Com a participação de professores, pais e alunos os parlamentares querem aprofundar a discussão sobre o tema e definir mais detalhes dentro do projeto como: numero de vagas, áreas de formação atendidas, instituições de ensino conveniadas, membros do comitê de seleção, entre outros.