Presidente da Câmara publica Moção de Pesar a ex-militar

por rafael — última modificação 19/04/2017 12h15


Gabriel Barbieri integrou o exército brasileiro e participou da 2ª Grande Guerra


Falecido na sexta-feira, 31 de março, o senhor Gabriel Barbieri, também conhecido como Bié, viveu e criou toda sua família em Guiricema. Era reconhecidamente membro do Exército Brasileiro e no estouro da 2ª Grande Guerra Mundial, foi convocado e uniu forças junto aos países Aliados para derrotar os nazistas.

 

VEJA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO ABAIXO:

 

“Moção de Pesar em Tributo ao Senhor Gabriel Barbieri”.

O Vereador, que a presente subscreve, com assento nesta Egrégia Casa de Leis, vem através desta, manifestar sua solidariedade e encaminhar a presente MOÇÃO DE PESAR aos familiares do Senhor Gabriel Barbieri (Bié), falecido em 31 de março de 2017.

Excelentíssimos Senhores Vereadores, “Porque este Deus é o nosso Deus para sempre, ele será guia até a morte” assim nos fala a escritura sagrada. Neste momento os familiares sofrem com o passamento do Sr. Gabriel Barbieri, uma pessoa de personalidade límpida com dedicação em seu viver em prol de uma vida digna e construtiva.

Assim como o espelho reflete o nosso ser, a morte é o cumprir de uma nova jornada, onde o reluzir da paz é parte integrante deste caminhar. Aprouve a Deus por sua vontade, generosidade e permissividade, contemplar e premiar o Senhor Gabriel Barbieri 97 anos vividos e convividos com sua família, seus amigos e pessoas de sua afinidade, colocando-se sempre na presença de Deus, priorizando a sua vontade e revelando a outros o seu conhecimento e a sua experiência na vida cristã.

Evangélico e metodista de berço, foi doutrinado pelos seus pais nos princípios da Palavra de Deus, onde pode exercer sua espiritualidade diante de Deus, não de uma forma teórica ou empírica, mas sobretudo praticando e dando exemplos do que Deus realizou em sua vida e fazendo questão por onde passava de falar e demonstrar do amor de Deus e do seu poder a todos.

Descende de pais italianos, de origem simples e humilde, passou na sua infância e adolescência por dificuldades financeiras, tendo que parar de estudar para auxiliar aos pais a prover os meios para suprir as necessidades da família constituída por 9 filhos.

Fez inscrição no Exército Brasileiro voluntariamente em Juiz de Fora, achando que poderia fazer carreira militar, para melhorar sua condição financeira e poder estar também ajudando melhor sua família.

Estourou a 2ª grande guerra mundial sendo convocado para defender sua pátria, e não abdicou de se apresentar, apesar de causar muita comoção, principalmente junto aos seus familiares.

Mais uma vez Deus operou de uma forma marcante na sua vida, levando-o e trazendo-o praticamente sem sequelas, principalmente a famosa neurose, muito comum aos ex-combatentes vindo de um campo de concentração.

Embora tardiamente, foi reconhecido e contemplado com a Lei Federal, passando a pertencer definitivamente ao quadro do Exército Brasileiro, gozando das prerrogativas inerentes a lei governamental, podendo lhe proporcionar um subsídio correspondente ao posto de 2º Tenente.

Os familiares e seus amigos, com muita emoção sentem profunda saudade com esta despedida, ocorrida em 31 de março de 2017.

A sua ida nos entristece e os seus familiares, amigos e conhecidos que conviveram com o seu modelo de vida e exemplo sentem a profunda falta que deixara com o seu partir, e nós, Vereadores da Câmara Municipal de Guiricema não poderíamos deixar de abraçar os familiares e amigos com votos de pesar, rogando a Deus que os confortem.

Assim, a Câmara Municipal de Guiricema, através de seus Vereadores, com sua fé, dignidade, comprometimento para com seus familiares e amigos, com muita sensibilidade e carinho, vem compartilhar com a digníssima família para que a Paz e Felicidade reinem no meio de todos, dedicando o nosso mais profundo pesar pela passagem do Sr. Gabriel Barbieri.

A Moção de Pesar foi aprovada por unanimidade e será encaminhada às mãos dos familiares do Senhor Gabriel Barbieri, a quem esta Câmara expressa as mais sinceras condolências.

 

Respeitosamente,

Sala das Sessões, 18 de abril de 2017.

José Teixeira Rodrigues Júnior

Presidente da Câmara


Foto: Alexandre Silva