Prefeitura aceita proposta da Câmara para manutenção do transporte escolar
Estudantes de Guiricema garantem deslocamento para universidade a partir de segunda-feira.
Para resolver o problema da suspensão do transporte escolar intermunicipal anunciada pela Prefeitura, vereadores e estudantes se reuniram na Câmara Municipal, na noite de quinta-feira, dia 31. O prefeito Ari Lucas de Paula Santos e os Secretários foram convidados, mas não compareceram ao encontro.
De acordo com a Secretária de Educação, Sabrina Sartori Toledo Barbosa, em mensagem de rede social, a suspensão aconteceria até que o repasse do Governo do Estado se regularizasse. Porém, após mobilização entre a Câmara e os estudantes, foi encaminhado um ofício anunciando o retorno do transporte na quarta-feira, dia 13 de fevereiro, nove dias após o início das aulas. Em comunicado do Governo do Estado, transmitido pela Secretária Estadual Júlia Sant’Anna, foi destacado que os repasses para os municípios relativos ao transporte de alunos foi regularizado. “Apesar do pouco tempo de governo, esta administração encontra-se em dia com suas responsabilidades no repasse aos municípios dos valores do FUNDEB”, enfatizou a nota. “Acreditamos que a garantia dessa regularidade contribuirá para a tranquilidade da gestão municipal”.
No entanto, com a Casa cheia e aulas anunciadas para segunda-feira, dia 4, os presentes na reunião levantaram algumas propostas para garantir o transporte intermunicipal. O vereador Rafael sugeriu um rateio entre os vereadores. Já o parlamentar Leandro Rodrigues aconselhou o cancelamento de contratos de aluguéis das garagens utilizadas pela frota municipal e o uso do Parque de Exposições guardar os veículos. Uma estudantes até questionou o número elevado de contratações recentes feito pela Prefeitura. “Quem está com dificuldade financeira faz corte de gastos e não contratação de pessoal”, disse.
Porém, com o curto prazo para execução das elogiadas sugestões, o presidente Juninho Teixeira recomendou uma antecipação de devolução financeira para custear parte do transporte dos alunos, que foi formalizada e encaminhada ao Executivo.
Na tarde de sexta-feira, com o conhecimento do ofício, a Secretária de Educação e os Assessores Jurídicos, Pedro Mariosa e Davi Barbieri, analisaram e aceitaram a proposta. Assim, a Câmara fará um repasse de R$1.200,00 para que a partir de segunda-feira, dia 4 de fevereiro, até sexta-feira, dia 8, tenha um ônibus para o deslocamento dos alunos de Ubá. Nos dias 11 e 12 a Prefeitura disponibilizará mais um ônibus para Visconde do Rio Branco e no dia 13 a Prefeitura volta a assumir os custos, como anunciado pela Secretária, que também insinuou o cancelamento da reunião. “Mais uma vez os estudantes mostraram sua força e coragem para lutarem por seus direitos”, destacou o presidente. “A Câmara, assim como em outras questões, atuou apenas como um intermediário que luta pela população e o desenvolvimento do município”.