Paciente quase perde a vista esperando atendimento médico
Guiricemense recebeu uma guia para profissional que estava viajando
O guiricemense José Geraldo Vieira dos Santos, conhecido como Dedé, subiu a Tribuna Livre da Câmara na reunião de quinta-feira, dia 7 de Março, para denunciar um caso de negligência da Saúde do município que quase fez com que perdesse a visão do olho direito. Após sofrer um acidente de trabalho, foi até o Posto de Saúde da Taboa solicitar uma guia de atendimento com um médico oftalmologista. O paciente recebeu a guia, porém foi encaminhado para um profissional que não estava atendendo naquele dia. “Cheguei no local e fiquei horas esperando até que soube que a médica estava viajando”, desabafou. “A pessoa que me atendeu deveria ter se informado que não tinha atendimento naquele dia”.
Com o olho machucado Dedé tentou entrar em contato no Posto de Saúde por telefone, mas não foi atendido. “Chamou várias vezes e nada”, relatou. “Meu olho já estava queimando tanto que eu não sabia o que fazer”.
Por sorte, o paciente conseguiu falar com o Secretário de Assistência Social, Francisco Ribeiro, que finalmente conseguiu solucionar o problema encaminhando para atendimento em Ubá. “Eu poderia não estar enxergando com uma vista agora”, ressaltou. “Eu quase perdi uma vista, e sei que o atendente não agiu de má fé me mandando pra médica que estava em viagem, mas peço que tenham um pouco mais de atenção. Deviam ter ligado e confirmado antes de emitir a guia e me direcionar para onde não estava atendendo naquele dia”.
“É uma falta de informação muito grande o profissional não ter a informação de que a médica não estava atendendo”, destacou o vereador Rafael Moura. “Claro que visão é um sentido sagrado, mas se fosse no caso de algo ainda mais grave, que corresse risco de morte?”.
“Hoje temos uma pessoa que está aqui dando este depoimento, mas poderíamos estar visitando um velório, por conta desse tipo de incidente”, falou o vereador Juninho Teixeira. “Temos que cobrar atenção dos servidores. E talvez seja o caso da Secretaria promover algum curso preparatório para as pessoas atenderem melhor. Pois vira e mexe temos algum tipo de reclamação”.