Nota Oficial de Esclarecimento

por Câmara última modificação 13/03/2025 16h52
A respeito das fake news sobre a operação da Polícia Federal na Câmara Municipal de Guiricema

A Câmara Municipal de Guiricema vem a público esclarecer que circula nas redes sociais informação totalmente inverídica sobre suposta "Operação da Polícia Federal em Guiricema" que estaria investigando desvios na Câmara dos Vereadores, com alegações de apreensão de documentos e condução de vereadores para depoimentos.

Informamos categoricamente que NÃO HOUVE QUALQUER OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NAS DEPENDÊNCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUIRICEMA. A notícia é completamente falsa e constitui grave desinformação que atenta contra a imagem e a credibilidade desta instituição e dos seus vereadores.

A Câmara Municipal de Guiricema reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e a ética na gestão pública, e repudia veementemente a disseminação de informações falsas que visam tumultuar e desacreditar o trabalho realizado pelo Poder Legislativo.

Esta Câmara Municipal tomará todas as medidas legais cabíveis e já está formalizando representações junto ao Ministério Público e à Polícia Civil para que sejam identificados todos os responsáveis pela criação e disseminação destas falsas informações, incluindo a apuração dos registros eletrônicos, números de telefone que receberam a mensagem, até encontrar a origem dos endereços de IP utilizados na propagação da notícia fraudulenta, com o respectivo número de telefone.

Os responsáveis pela criação e disseminação desta fake news estarão sujeitos às sanções cíveis, administrativas e, especialmente, criminais previstas na legislação brasileira, notadamente aquelas relacionadas aos crimes contra a honra e à Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet).

A Câmara Municipal de Guiricema permanece à disposição da população para quaisquer esclarecimentos adicionais através de seus canais oficiais de comunicação.

Guiricema, 13 de março de 2025.

Câmara Municipal de Guiricema.