Moradora do Valão cobra manutenção das estradas

por Câmara última modificação 20/10/2019 13h51

Segundo reclamante, há 3 anos não é feito encascalhamento na comunidade

Indignada com a falta de atendimento pelo Executivo Municipal, Irene  Luíza de Freitas, moradora da comunidade do Valão, protocolou requerimento na Secretaria da Câmara para subir a Tribuna Livre e solicitar esclarecimentos do Executivo sobre a falta de manutenção das estradas da comunidade do Valão, que não recebem manutenção a cerca de três anos. “Nunca foi colocado cascalho ou saibro”. 

De acordo com a moradora da comunidade do Valão, antes de solicitar a Tribuna começou a observar a maneira que é realizada as obras nos arredores. “O que eu percebi é que os tratos das vias públicas são feitas por apadrinhamento político, servindo apenas alguns moradores”, disse.  “Eu tenho provas documental e testemunhal de apadrinhamento político para moradores lá, inclusive (com obras) dentro de propriedades particulares. E o que foi feito lá daria pra fazer a estrada de acesso para os outros moradores da comunidade”.

Irene destacou que no período de chuvas, que está próximo de acontecer as estradas da comunidade ficam intransitáveis. “Já para os próximos dias está com previsão de chuva e quando acontece eu fico presa em casa, não posso sair”, exemplificou.

Em sua fala a professora de Educação Física lembrou ainda ter recebido a visita de dois vereadores com promessas de solucionar o seu problema. “Eu achei estranho, pois no meu entendimento essa não é a função de vereador”, refletiu. “E eu não quero ser apadrinhada, quero uma prestação de serviço igualitária”. 

Em debate entre os vereadores o presidente Juninho Teixeira destacou que o papel do vereador é de representar a população e não ficar prometendo obras. “A mão do vereador é limitada quanto a isso”, enfatizou.

Ao tomar a palavra, o vereador Célio Capobiango assumiu que compareceu na casa da oradora, mas não tratou de assuntos políticos. “Na conversa que nós tivemos falei apenas que naquela semana não dava, mas que a intenção da administração é fazer sim o Valão todo”, disse. “Eu como vereador eu ando por todo o município e tenho tentado ajudar a administração. E não tenho medo de dizer que o gabinete do prefeito Ari é como se fosse a minha casa, vou lá praticamente todos os dias, como faço na Câmara”, disse e se colocando à disposição para acompanhar a solicitante ao gabinete do Prefeito e atender sua demanda. 

Convite - O Secretário da Mesa, Mauro Florentino, fez a leitura de um requerimento encaminhado ao Secretário Municipal de Obras, Renan Bênnis de Almeida, convidando a participar da reunião ordinária da Câmara. O Ofício 94/2019 apresentado na segunda-feira, dia 14 de outubro, buscava do Secretário o cronograma de obras nas estradas do município. Contudo, o agente político justificou sua ausência e se colocou à disposição em uma próxima data. “Vamos cobrar esse cronograma e cobrar que seja atendido o pedido da dona Irene e da sua comunidade. Se foi possível atender a particulares é obrigação fazer por toda comunidade”, enfatizou Juninho.