Estudantes se mobilizam para garantir manutenção do transporte escolar

por Câmara última modificação 06/02/2019 09h31

Vereadores propõe devolução de recursos para custear parte do deslocamento

Com o transporte escolar intermunicipal suspenso pela Prefeitura de Guiricema, os estudantes da cidade se mobilizaram junto a Câmara de Vereadores para reverter a situação e manter a condução para os municípios de Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco. 
Um dia após publicação feita pela Câmara nas redes, convocando os parlamentares para uma reunião extraordinária para debater o caso, a Secretária de Educação, Sabrina Sartori Toledo Barbosa, encaminhou um ofício ao presidente José Teixeira Rodrigues Júnior informando a continuidade do transporte para os estudantes guiricemenses. Porém, com início somente depois do dia 13 de fevereiro, nove dias após o início das aulas. “A Secretária de Educação até nos sugeriu o cancelamento dessa reunião, mas pela proposta encaminhada não contempla o desejo dos estudantes que tem o primeiro dia de aula na próxima segunda-feira, dia 4”, destacou o Juninho. 


Com a Casa Legislativa cheia, os vereadores debateram sobre o tema junto aos estudantes, que sugerirão opções para solução do transporte entre o dia 04 e 12 de fevereiro. Como o argumento da Prefeitura é a falta de recursos para custear o deslocamento, o presidente Juninho Teixeira, com o apoio dos vereadores, propôs e formalizou a devolução de R$ 1.200,00 para que a Prefeitura tenha condições de garantir o transporte aos alunos no período que antecede o dia 13 de fevereiro. “A Prefeitura muito fala de falta de dinheiro, mas mantém um grande número de assessor jurídico e recentemente fez contratação em massa de funcionários. Quem está passando por dificuldade tem que enxugar a folha e saber controlar suas despesas”, destacou o presidente. “Ela quis cortar um investimento fundamental, pra fazer uma economia pequena, e tivemos que chegar a esse desgaste todo”.


Entre as opções, o vereador Leandro Rodrigues sugeriu que o município cancelasse os contratos de aluguéis das garagens utilizadas pela frota municipal e que a Prefeitura passasse a usar as dependências do Parque de Exposições como garagem. “O Parque de Exposições não vem sendo usado para as grandes festas mesmo, a Prefeitura pode muito bem cancelar o aluguel de quase R$10 mil com garagem pra economizar e manter o transporte pros estudantes”, destacou o parlamentar. “As aulas começam dia 4 e nem todo mundo tem recursos para custeio de transporte, pois também tem que pagar a faculdade”.