Cooperativismo Solidário é tema de seminário realizado na Câmara

por Câmara última modificação 04/04/2019 14h09

Aconteceu na noite de quarta-feira, dia 03 de abril, no salão nobre da Câmara o Seminário de Cooperativismo Solidário, realizado pela Cresol em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e o Legislativo Municipal.

Compuseram a mesa o presidente Unicafes, Getúlio Gomes Vieira, o diretor de Relações Institucionais da UFV, Alair Ferreira de Freitas, a representante da Ong belga Trias, Gisele Obara, o membro da comissão pró-fundação Cresol, o presidente da Cãmara José Teixeira Rodrigues Júnior, e o presidente da Cresol Sudeste de Minas João Paulo Dias Fonseca. Cada um agradeceu a presença de todos os presentes e falou sobre o cooperativismo, desde sua criação, importância e desafios vem superando no Brasil.

O Cooperativismo de Crédito Solidário é baseado em princípios como autogestão, democracia, participação, igualitarismo, cooperação no trabalho, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Para João Paulo é este o trabalho a ser desenvolvido pela Cresol também em Guiricema a partir de junho deste ano, quando será inaugurada a agência do município. “Diferente dos bancos tradicionais na cooperativa de crédito o quotista é dono de uma parte dos rendimentos”, disse. “Ao final de um ano financeiro os lucros são divididos entre seus associados, enquanto nos bancos que conhecemos por aí ficam com os banqueiros”.

Associado - Para ser um cooperado da Cresol e abrir uma conta é preciso fazer um depósito inicial de R$250. A partir disso a pessoa já se torna um associado e pode usufruir de todos os serviços prestados como empréstimos, pagamentos, saques, seguros, entre muitos outros. Mas antes há a necessidade de desenvolver vários processos até a abertura do ponto físico, entre eles montar um conselho local.