Comerciantes e empresários se reúnem com diretoria da Cresol

por Câmara última modificação 13/07/2018 11h50

Representantes da Cooperativa de Crédito prevê abertura da agência em novembro

Em mais um movimento para abertura de uma agência bancária na cidade, na quinta-feira, dia 12 de julho, a Comissão Organizadora de Constituição da Cooperativa de Crédito de Guiricema, autoridades, comerciantes e empresários se reuniram no plenário da Câmara com a diretoria da Cresol.

A reunião foi iniciada pelo presidente da Câmara, José Teixeira Rodrigues Junior que acolheu todos os presentes e mobilizou a todos sobre a necessidade da cooperativa na cidade. “É muito triste a gente ver os aposentados madrugando na porta dos Correios, em pé, no sol quente, pra receber os seus salários”, disse. “Temos que nos unir e solucionar esse problema que também tem afetado o comércio e a economia da nossa cidade”.

Presente na reunião, o prefeito Ari Lucas de Paula Santos disse estar disposto a ajudar na iniciativa para que Guiricema volte a crescer. “Tentamos reverter a situação do Banco do Brasil, com o apoio de empresários da cidade mas não tivemos resultado positivo”, disse. “Hoje a cooperativa é o melhor caminho e será um ganho para o nosso município”.

Para esclarecer os pontos e etapas a serem implantadas, o presidente regional da Cresol, João Paulo Dias da Fonseca, destacou sobre as questões legais necessárias para a abertura da Cooperativa. “Faltam poucos meses para a abertura da Cresol de Guiricema, trabalhamos com a previsão de que a abertura seja feita em meados de novembro”, disse. “A Cooperativa é o retrato do que a comunidade quer como um todo”.

Hoje todas as pessoas físicase jurídicas podem abrir uma conta na Cresol. Para ser um associado basta levar a documentação necessária e a contribuição mínima de R$250 de capitalização. “Esse valor é um investimento para ser cotista. E sendo um cooperado o associado terá todos os benefícios da empresa e ainda participação nos lucros”, explica. “Mas se a pessoa não gostar do modelo adotado pela Cresol, ela pode deixar de ser um cooperado, com o seu dinheiro de volta”.

De acordo com João Paulo, diferente de uma rede bancária tradicional, a coperativa de crédito, além de dividir os lucros entre seus associados e dispor de taxas mais baratas, investe no município onde ela está instalada com programas e ações sociais.

Após o esclarecimento de dúvidas entre os presentes, comerciantes e empresários se entusiasmaram a agilizar a abertura da agência da Cresol na cidade. Com isso, foi agendado para o dia 20 de julho, a partir das 8 horas, na Câmara, a presença de dois funcionários da Cresol para a abertura das primeiras contas da agência de Guiricema. Outros duas datas também serão programadas para atender o público. Os interessados devem  levar no dia a documentação e o capital para a abertura da cota.

Estiveram presentes os membros da Comissão: José Teixeira Rodrigues Júnior, Antônio Pereira de Souza Filho, Edson José Fortini, Ana  Paula da Silva, André Ferraz Teixeira, Antônio Pereira de Souza Filho, Mauro Florentino, Jordan Braz Di Mingo, Silvio Vaz de Melo, Francisco José Ribeiro, Rodrigo Antônio Ribeiro e Anderson Rodrigues Domingos. Também estava presente Márcio Heleno de Souza Rodrigues, graduado em Administração de Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa e o Pe. José de Cambraia Junior. Representando a Cresol, participaram da reunião: João Paulo Dias da Fonseca, Presidente Regional da Cresol, Gelvani Wilian de Matos, gerente da Cresol de Rosário da Limeira, Arlis Vespar Dias da Fonseca, Gerente Adminsitrativo da Cresol Sudeste de Minas, Marco Aurélio de Lima, vice-presidente da Cresol e Ana Luiza de Oliveira, Assistente de Negócios da Agência de Rosário da Limeira.