Candidatos ao Conselho Tutelar se reúnem na Câmara

por Câmara última modificação 08/07/2019 11h28

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na tarde de  quinta-feira, dia 27 de junho, no salão nobre da Câmara uma reunião para orientar e explicar as regras do processo eleitoral de Conselheiros Tutelares de Guiricema.

Durante o encontro foi repassado aos 12 candidatos à vaga de Conselheiro Tutelar informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para prova escrita, que será realizada no domingo, dia 30. Serão eleitos 5 conselheiros tutelares titulares, em conformidade com o edital.

Antes da eleição, que acontecerá no dia 6 de outubro, os candidatos passam pelas seguintes etapas: Inscrição; Prova escrita; Avaliação Psicológica; Reunião destinada a dar conhecimento formal das regras do processo de escolha aos candidatos habilitados; Pleito e Curso de Capacitação Inicial.

Trabalho desenvolvido  - Os Conselhos Tutelares têm como responsabilidade o atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias, recebendo denúncias e aplicando as medidas de proteção, sempre que os direitos reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) forem ameaçados e violados. Eleitos por voto direto, secreto, universal e facultativo dos cidadãos com domicílio eleitoral no Município, em eleição realizada sob a coordenação e responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e fiscalização do Ministério Público.