Câmara mobiliza população para atrair cooperativa de crédito para o município
Comerciantes, produtores rurais, aposentados e lideranças participam de reunião com a Cresol
Com a previsão do Banco do Brasil de Guiricema ser rebaixado para Posto de Atendimento Avançado a Câmara Municipal de Guiricema e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais uniram forças com o apoio do deputado estadual Durval Ângelo e se mobilizaram para trazer ao município uma cooperativa de crédito como alternativa de ter uma “agência bancária” para movimentação financeira, recebimento de salários, saques, entre outros serviços, que não tem sido oferecido de acordo na cidade.
Assim, na noite de quinta-feira, dia 30 de novembro, representantes da Cresol estiveram na Câmara, onde se reuniram com comerciantes, produtores rurais, aposentados, populares e lideranças de Guiricema para apresentar o projeto de implantação de uma filial da cooperativa, oferecendo todos os tipos de serviços ao povo.
Em participação no encontro, o ex-prefeito de Ubá, Vadinho Baião, que é formado em Gestão de Cooperativa pela UFV, falou sobre a importância da participação popular na criação de uma cooperativa de crédito. “Diferente de uma agência bancária convencional, que os lucros vão para um único dono, a cooperativa de crédito incentiva o desenvolvimento local e o dinheiro investido fica na cidade, com a divisão dos lucros entre seus associados”.
Presidente da Cresol, João Paulo Dias da Fonseca esclareceu as dúvidas aos presentes e explicou que após a abertura da agência ela tona-se um bem coletivo. “A agência de cooperativa de crédito será de vocês e seus associados é que serão os responsáveis por gerir o seu desenvolvimento através de todo o nosso suporte”, diz.
Implantação e adesão
Para ser um cooperado da Cresol e abrir uma conta é preciso fazer um depósito inicial de R$250. A partir disso a pessoa já se torna um associado e pode usufruir de todos os serviços prestados como empréstimos, pagamentos, saques, seguros, entre muitos outros. Mas antes há a necessidade de desenvolver vários processos até a abertura do ponto físico, entre eles montar um conselho local.
Com o interesse e apoio da maioria dos presentes na reunião, o presidente da Câmara Juninho Teixeira tomou frente agilizou na formação do Conselho local, com representantes de vários membros da sociedade como: José Teixeira Rodrigues Júnior, Rodrigo Antônio Ribeiro, José Oscar Ferraz, Jordan Braz Di Mingo, Edson José Fortini, José Davi Ervilha, Hamilton de Oliveira Júnior, Luis dos Santos, Francisco José Ribeiro, Silvio Vaz de Melo, Antônio Pereira de Souza Filho, Mauro Florentino e Francisco de Assis Ribeiro.
Segundo Getúlio Gomes Vieira, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicates-MG), com a implantação do Conselho e adesão popular, após trabalhos estratégicos e internos, a agência pode começar a operar em aproximadamente 7 meses. “Nós vamos nos mobilizar diante desse assunto, e agilizar todos os procedimentos para que Guiricema tenha sua agência aberta o quanto antes no município”, disse Juninho. “Temos que agradecer a presença de todos que acompanharam a reunião e abraçaram essa causa, que só tem objetivo o crescimento e desenvolvimento local”.
Para agilizar o processo de implantação, o Conselho Diretor da Cresol de Guiricema já marcou sua primeira reunião para terça-feira, 05 de dezembro, quando iniciará os trabalhos de direcionamento, estratégias e metas para inauguração.