Câmara emite Moção de Aplauso ao aprendiz de poeta José Renê

por Câmara última modificação 18/05/2018 14h00

Durante a reunião ordinária de quinta-feira, dia 17 de maio, o presidente da Câmara, José Teixeira Rodrigues Júnior, emitiu uma Moção de Aplauso para o guiricemense José Renê Arruda, aprendiz de poeta, que lançou na noite de 3 de maio, o livro Colcha de Retalhos.

A cerimônia realizada em Ubá, Organizado pela Associação Ubaense de Saúde Mental e a Associação Loucos pela Vida (Liberarte), recebeu várias autoridades e profissionais do local para prestigiar o aprendiz de poeta, paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Entre os presentes estavam o atual prefeito da cidade, Edson Teixeira Filho, e o ex-prefeito Vadinho Baião.

O poeta aprendiz, como gosta de ser chamado, foi uma das muitas pessoas que passaram pela oficina terapêutica de leitura e escrita da Associação Ubaense de Saúde Mental (AUSM). Uma iniciativa que trabalha arte e literatura como importantes ferramentas de inclusão social e tratamento de sofrimentos mentais. Ele é morador do bairro Funil de Guiricema, frequenta há alguns ano o CAPS de Ubá. Assíduo, dedicado e comprometido com o trabalho desenvolvido, acorda sedo e se desloca diariamente ao município vizinho com a ajuda do ônibus da prefeitura. No local participa de atividades recreativas e oficinas acompanhadas pelos profissionais da saúde.

VEJA A MOÇÃO NA ÍNTEGRA:

Na noite de 03 de maio de 2018 houve, no Plenário da Câmara Municipal de Ubá, o lançamento do livro Colcha de Retalhos, do “poeta aprendiz” José Renê Arruda, nosso conterrâneo, que nos deixou imensamente felizes e orgulhosos de seu trabalho!

José Renê é morador do bairro Funil, há alguns anos é paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e participa da Oficina Terapêutica de Leitura e Escrita da Associação Ubaense de Saúde Mental (AUSM), onde tem desenvolvido suas habilidades de arte e literatura com extremo esmero e dedicação. Assíduo, dedicado e comprometido com os trabalhos que desenvolve, procura sempre participar de atividades recreativas e oficinas acompanhadas pelos profissionais de saúde, sendo muito querido por todos os que o conhecem.

O “poeta aprendiz” nos mostra que mesmo com os percalços do caminho, a vontade é uma grande aliada quando o assunto é a realização de sonhos. Ao nos apresentar sua obra literária, ele expressa ainda mais sua capacidade e inteligência, e, ainda, uma criatividade aguçada, que aparece nas pequenas alegrias do dia-a-dia.

Por tudo isso é que nós, da Câmara Municipal de Guiricema, o parabenizamos e desejamos que o sucesso e a felicidade cresçam ainda mais para este nosso conterrâneo tão especial! E, para finalizar, cito uma frase da brilhante poetiza Cora Coralina: “Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar.”

Câmara Municipal de Guiricema, em 17 de maio de 2018.

José Teixeira Rodrigues Júnior